Atendimento a todo Brasil

Yamaha Clavinova CLP-735: Tudo Que Você Precisa Saber

Compartilhe:

Yamaha Clavinova CLP-735: Tudo Que Você Precisa Saber

Vamos explorar aspectos como tocabilidade, sensibilidade, qualidade do som, design, tecnologia e, ao final desse conteúdo, você será capaz de avaliar com muito mais critérios se o CLP-735 é o piano digital que você precisa.Então continue atento à leitura para não perder nenhum detalhe!

Yamaha CLP-735: Um Clavinova desejado

Para começarmos, o piano digital Yamaha Clavinova CLP-735 faz parte da linha CLP 700, que contempla também os modelos 725, 745, 765 entre outros que nós já abordamos em vídeo em nosso canal no YouTube.

Inclusive, fizemos um vídeo sobre o modelo 725.

Mas ao falar do CLP-735, é importante entender o que é um piano Clavinova. De acordo com as informações disponíveis no site oficial da Yamaha:

“Os pianos Clavinova são os melhores pianos digitais fabricados pela marca. A simulação incrivelmente precisa do piano de cauda é resultado das habilidades que a Yamaha desenvolveu nos vários anos fabricando pianos acústicos, combinados com a tecnologia de ponta.”

Ou seja, são pianos digitais que foram desenvolvidos para se aproximar ao máximo da experiência de tocar em um piano de cauda.

Agora que já sabemos o que é um piano Clavinova, vamos conhecer melhor o CLP-735.

Detalhes do Yamaha Clavinova CLP-735

O modelo 735 vem com algumas características diferentes do modelo de entrada, o 725.

Em relação ao tamanho, ele tem 92,7 cm de altura, 1,46 m de largura e 45,9 cm de profundidade, e pesa 57 kg.

Por ser um pouco maior, o 735 já ganha uma característica mais interessante para aqueles que querem combinar esse instrumento na decoração do espaço. Ele é mais robusto e tem um design mais sofisticado.

O 735 também vem com características técnicas superiores ao 725.

Por exemplo, as duas caixas de som embutidas tem uma potência de 30 watts cada uma, diferente dos 725 que têm 20 watts.

Outra novidade é que a partir desse modelo você conta com uma entrada auxiliar para ligar alguns dispositivos de áudio externo, assim você pode, por exemplo, tocar juntamente com as suas músicas preferidas.

E conta também com duas entradas para fones de ouvido. Ele vem com conectividade MIDI e USB para pen drive, que serve para além de reproduzir arquivos em MP3, armazenar as músicas que você quiser gravar.

E agora tudo isso fica mais fácil e prático de ser manipulado. Pois, a partir do CLP-735 nós contamos com display de LCD e com mais botões, facilitando a navegação entre os menus e funcionalidades do piano digital.

São muitas funções disponíveis para você nesse piano!

Você terá 21 músicas de demonstração, 20 padrões rítmicos com acompanhamento de bateria e contrabaixo para você incrementar suas apresentações, e 303 músicas de lição.

Aí você se pergunta: lição? Calma que eu vou te explicar.

Com o auxílio do aplicativo Smart Pianist, você conecta seu tablet ou smartphone por meio de um cabo USB com suporte para o conector OTG no piano digital.

Dentro da função “lições” você terá disponíveis 303 músicas para aprender a tocar de forma simples e didática. Inclusive, é possível você treinar em cada mão separadamente.

Além disso, o Yamaha Clavinova CLP-735 grava até 16 camadas de áudio, possibilitando que você faça com facilidade composições e arranjos com diferentes instrumentos.

Depois de gravado você pode exportar esse áudio em um único arquivo Wave e ter um registro da sua composição ou arranjo com muita qualidade.

Ah, você pode conferir aqui no nosso site uma lista super detalhada das características do CLP-735. E no nosso canal no YouTube, você pode conferir outros modelos que melhor te atenda, tanto em termos de tamanhos, design, robustez, quanto em versatilidade sonora e praticidade.

Continuando, o CLP-735 conta com aquelas características incríveis que vem em toda série CLP-700.

Um exemplo é o Virtual Resonance Modeling (VRM) que é a reprodução super elaborada da rica simulação de ressonância de um piano acústico.

Desde os complexos timbres compostos por harmônicos, suas interações com as outras cordas e com o corpo do piano, até o som do pedal ao soltar as cordas.

É impressionante!

Sensibilidade das Teclas do CLP-735

Em relação à sensibilidade das teclas, temos a modelagem Grand Expression.

No piano acústico, de acordo com a intensidade em que o pianista pressiona as teclas, bem como a velocidade da troca das notas, são geradas inúmeras relações sonoras e, com isso, uma gama de variações timbrísticas.

Por exemplo, um toque suave pressiona o martelo na corda do piano e pode gerar um som mais delicado e, por ter sido pressionado de forma mais leve, as relações da vibração entre as cordas também é menor.

Já um toque mais forte gera uma energia sonora mais forte e, com isso, uma sequência de vibrações que resulta em um timbre mais brilhante.

Exatamente todas essas nuances que a modelagem Grand Expression simula.

Sem falar que ela também permite que técnicas como trinados e legatos sejam executadas e reproduzidas com exatidão, resultando numa variação que respeita à execução e a dinâmica do pianista.

Qualidade Com Fones de Ouvido

Em termos de qualidade de som nos fones de ouvido, o CLP-735 também conta com o sampleamento binaural, agora estendido também para o timbre do Bösendorfer Imperial.

Lembrando que o sampleamento binaural é um método no qual microfones especiais são colocados nas orelhas de um manequim na mesma posição do pianista, assim os sons são gravados da forma mais realista possível, na forma como o pianista se ouve.

Com isso é possível criar o ambiente e a ressonância completa dos pianos acústicos.

E para os demais timbres de piano presentes no CLP-735, contamos com a função Stereophonic Optimizer, que simula a difusão natural do som nos fones de ouvido.

Diversos Timbres de Pianos e Outros Instrumentos

No total, o CLP-735 tem 38 timbres entre pianos e outros instrumentos. E a partir desse modelo, contamos com a incrível novidade dos sons de instrumentos de época.

Esses sons foram gravados a partir de instrumentos reais do museu de instrumentos musicais de Hamamatsu.

Por exemplo, o antecessor do piano moderno chamado de Fortepiano foi um instrumento utilizado por grandes compositores clássicos e algumas expressões descritas em suas músicas são muito mais perceptíveis se ouvimos o som do próprio instrumento.

Então, agora, você pode saber exatamente a intenção que compositores como Mozart e Chopin queriam passar, ouvindo pelo próprio timbre do Fortepiano. Isso é muito incrível!

Design do CLP-735

Agora vamos a um tema muito esperado, design.

Em relação ao Yamaha Clavinova CLP-725 o 735 tem a parte frontal um pouco mais alta. Isso faz com que ele se pareça mais com o piano tradicional.

Não existem grandes diferenças entre esses dois pianos em relação às dimensões, mas o 725 acaba sendo mais compacto e o 735, além de todas as vantagens incríveis, compõem o espaço sendo uma excelente mobília.

As teclas tem acabamento de ébano e marfim sintético, se aproximando ao máximo das texturas das teclas de um piano.

Como já comentamos aqui, o CLP-735 tem um display LCD e botões de navegação no canto esquerdo e o comando de volume no canto direito.

O estilo da tampa é deslizante e o piano contém suporte para partituras também. Acompanha a banqueta na mesma cor do piano.

Conclusão

Simplesmente incrível esse piano! Com certeza pode ser a opção certa para você.

Mas se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em te atender.

Meu nome é Aline Tomanik, sou pianista, professora de piano e proprietária da loja Pianos Tomanik. Espero que tenha gostado do conteúdo.

Se quiser saber mais sobre os pianos que temos disponíveis hoje é só clicar aqui.

Precisa de ajuda?

Fale agora com um músico especialista da Pianos Tomanik. Vamos identificar o piano perfeito para você.

Pianos Tomanik Yamaha
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
pianos